Diário de Bordo

18-09-2014
Último dia de trabalhos no estaleiro da Repnáutica Reparações em Portimão.
Daqui agradecemos a forma amiga de como fomos tratados por todos os funcionários do estaleiro, bem como o patrocínio que foi dado à Expedição Língua de Sal.
19-09-2014
Após uma operação de limpeza de casco e outras pequenas reparações o Jolie Brise foi de novo lançado à água em Portimão onde prossegue o seu abastecimento para a longa viagem.
20-09-2014
As velas foram recebidas reparadas para aguentarem as 3000 milhas até ao Brasil.
Foi decidido adiar por um dia a partida dado o pouco vento previsto para os dias anteriores.
23-09-2014 - Agradecimentos
Aproxima-se a hora da partida e chegou a hora de deixar os agradecimentos a todos os que de uma forma ou outra ajudaram a pôr de pé a Expedição Língua de Sal.
Para a Eveline Monteiro e Maria Maia que estão na origem da transformação de uma simples viagem na Expedição Língua de Sal e que com o apoio dos 8 Séculos da Língua Portuguesa nos abriram caminhos para novos apoios, para os que na retaguarda ajudaram a criar a imagem da expedição, João Correia na fotografia e ao Amadeu Garcia na informática os meus agradecimentos. Ainda um muito obrigado para todos os tripulantes que o foram e deixaram de ser por motivos profissionais , Gabriel Ferrandini, e naturalmente aos tripulantes que fazem parte da expedição Susana Viegas e José Tavares, bem como todos aqueles que de uma forma ou outra participaram neste projeto. Para o informático que faz que todos possamos ver as fotos que vamos fazendo e receber notícias frescas via satélite, José Amores um grande abraço. Para a Helenita , minha esposa, que sempre me apoiou nestas andanças e que por motivos de saúde não me pôde acompanhar um grande beijo.
24-09-2014 - 1.º Dia
Bons ventos.
Início da Expedição Língua de Sal.
25-09-2014 - 2.º Dia
Ventos fracos.
26-09-2014 - 3.º Dia - 34°47' N 010°21' W
Sem vento.
Tudo bem a bordo, com a moral elevada. Muitos golfinhos e alcatrazes a nos visitarem.
27-09-2014 - 4.º Dia
Bons ventos.
28-09-2014 - 5.º Dia
29-09-2014 - 6.º Dia - 32º16' N 013º29' W
Temos tido bom vento, ontem tivemos a visita de uma baleia comum curiosa.
Não temos avistado aves nos 2 últimos dias.
Temos avistado barcos comerciais e comunicado com eles via rádio.
Tudo bem a bordo, comida boa, moral elevada.
Dentro de 2 a 3 dias esperamos alcançar as Selvagens.
30-09-2014 - 7.º Dia
Bons ventos. Mar calmo.
01-10-2014 - 8.º Dia - Finalmente nas Selvagens
Ontem durante todo o dia fizemos uma navegação rápida de forma a conseguirmos chegar à Selvagem Grande ainda com a luz do dia, bom vento de poupa e a combinação de um estai e uma genoa geminados, permitiram-nos velocidades muitas vezes superiores a 6 nós. O mar continua calmo com uma vaga inferior a 1 m a maior parte do tempo. Avistamos uma tartaruga com 80 cm de comprimento a 20 Ml de terra.
Ontem pelas 14:00 foi gritado "terra à vista", mas só às 17:30 chegamos à Baía das Cagarras na Selvagem Grande. Depois de ancorarmos, estamos a preparamo-nos para passar uma noite seguida a dormir sem ter de fazer quartos de leme todas as 3 horas. Vai ser duro.
De manhã cedo começaremos a encher o bote pneumático e iremos desembarcar na ilha a fim de visitar a reserva natural que pelo seu aspecto "mesmo selvagem" promete.
Fica desde já prometido uma descrição detalhada com fotos e tudo, desta nossa visita para quando chegarmos às Canárias O moral dos elementos da "Expedição Língua de Sal" está em alta uma vez que o primeiro objectivo foi alcançado com sucesso.
02-10-2014 - 9.º Dia - Um Dia nas Selvagens
Um dia bem passado: Crónicas numa Língua de Sal: Um Dia nas Selvagens
03-10-2014 - 10.º Dia - Ilha da Alegranza
Chegámos ás Canárias, Ilha da Alegranza ao pôr do sol e procurámos um abrigo para podermos passar a noite com algum conforto. Tudo bem a bordo.
04-10-2104 - 11.º Dia - Ilha Graciosa
Chegámos a meio da tarde à Ilha Graciosa a norte de Lanzarote onde encontrámos um fundeadouro bem abrigado do vento e das vagas. Pelo caminho apanhámos uma rede no hélice que nos obrigou a mergulhar em mar aberto para remover a rede. Aproveitámos o resto da tarde para visitar a única povoação da Ilha que estava em festa e comprar frescos para dourar o dia seguinte. Estamos em maré de descanso. Como próximo destino temos Arrecife em Lanzarote onde procuraremos um dentista para uma tripulante dolorida.
05-10-2014 - 12.º Dia
A descansar.
06-10-2014 - 13.º Dia
07-10-2014 - 14.º Dia
08-10-2014 - 15.º Dia - Arrecife, Lanzarote
Quarta-feira. Pausa em Arrecife, Lanzarote.
Enquanto o estandarte dos 8 Séculos de Língua Portuguesa esvoaça, nós aproveitamos para reganhar forças, visitar a cidade, comprar frescos, fazer algumas reparações e aprender sempre um pouco mais. A cidade em si tem caráter e dispõe de alguns edifícios de arquitetura interessante. Ficámos a saber que as Ilhas produzem alguns frutos tropicais, entre eles o pitahaya que é muito bonito tanto por fora como por dentro além de ser muito gostoso.
Vamos enviar a foto sem sabor claro.
09-10-2014 - 16.º Dia
A descansar.
10-10-2014 - 17.º Dia
Largada de Arrecife, Lanzarote.
11-10-2014 - 18.º Dia - Arenas Blancas, Lanzarote
Sábado. Depois de termos deixado Arrecife ontem e navegado para Arenas Blancas no sul de Lanzarote, uma povoação anteriormente de pescadores sendo agora essencialmente turística que apesar do avançado da época se encontra a abarrotar de turistas.
Hoje visitamos a Montanha del Fuego de Timanfaya. Uma paisagem vulcânica com 200 anos de idade em que a lava arrefecida se vê por todo o lado. Logo que possível iremos enviar algumas fotos.
Amanhã partiremos em direção a Tenerife para recolher o José Tavares, um precioso reforço para a tripulação e onde prevemos chegar dentro de dois dias.
Até breve!
12-10-2014 - 19.º Dia
Partida de Arenas Blancas, Lanzarote, para Santa Cruz,Tenerife.
13-10-2014 - 20.º Dia
Chegada a Santa Cruz, Tenerife.
14-10-2014 - 21.º Dia - Santa Cruz, Tenerife
Terça-feira. Iniciámos dia 12, domingo,a travessia de Arenas Blancas ao sul de Lanzarote para Santa Cruz - Tenerife onde chegámos ontem ao fim do dia.
Em Tenerife a paisagem é esmagadora com serras com mais de 500 m a cair direta e abruptamente no oceano.
Os próximos 3 dias serão de preparação intensiva para a próxima travessia Canarias - Cabo Verde que se realizará com o reforço do José Tavares que se juntará a nós aqui em Sta. Cruz.
No Jolie Brise há muito frenesim e o moral está em alta.
Até breve
15-10-2014 - 22.º Dia - Santa Cruz, Tenerife
Quarta-feira. O estandarte dos 8 séculos da língua portuguesa, já foi desfraldado em Tenerife. A curiosidade é muita entre os navegadores que se prepararam para a travessia do Atlântico.
Tenerife é o último porto em que os abastecimentos são fáceis, estamos a inventariar tudo de forma a adquirir o que poderá fazer falta nos próximos 2 meses.
A cidade é bonita, moderna e desafogada. As pessoas agradáveis. Estamos a ter uma estadia muito agradável.
16-10-2014 - 23.º Dia - Santa Cruz, Tenerife
A preparar a próxima etapa da viagem.
17-10-2014 - 24.º Dia - Santa Cruz, Tenerife
Os preparativos para a partida estão em curso, agora com a tripulação reforçada pelo José Tavares.
As previsões meteorológicas para esta área não são boas o que poderá atrasar a partida da Expedição Língua de Sal por alguns dias. Se assim for vamos aproveitar para visitar alguns locais de interesse e enviar-lhes as fotografias.
Até breve
18-10-2014 - 25.º Dia - Santa Cruz, Tenerife
A aguardar pelas condições meteorológicas certas para iniciar a próxima etapa da expedição.
19-10-2014 - 26.º Dia - Santa Cruz, Tenerife
20-10-2014 - 27.º Dia - Santa Cruz, Tenerife
Segunda- feira. Ontem não tivemos uma tempestade, mas muito mau tempo acompanhado de chuva muito forte que associada a ventos contrários fizeram que tivéssemos de aguardar. Como a previsão para amanhã também não é favorável, esperamos só poder sair dentro de 2 dias.
Aproveitámos esta paragem para visitar o Parque Nacional do Teide, uma montanha com 3718m a mais alta de Espanha e que está a ser reflorestada desde o século passado. Como consequência desta reflorestação houve uma renovação das reservas de água e uma maior conservação dos solos. Mas 30 anos após o início da reflorestação tornou a aparecer o Pinzon azul, ave que esteve quase extinta e que só se encontra neste local do mundo. Os homens também fazem milagres.
21-10-2014 - 28.º Dia - Santa Cruz, Tenerife
Após vários dias à espera duma janela de tempo para podermos prosseguir na nossa rota para Cabo Verde, chegou a hora. A tempestade desviou-se um pouco para norte e vai-nos permitir sair da sua influência.
Os últimos preparativos estão a ser feitos para sairmos dentro de minutos. Para todos um até breve.
Até Breve
22-10-2014 – 29.º Dia
23-10-2014 – 30.º Dia
24-10-2014 - 31.º - 08:00 - 24º 47' N 018º 55' W
Depois de termos sido recebidos por Neptuno com ventos até 35 nós à despedida da ilha de Tenerife, foi a reconciliação e temos tido ventos bonançoso nestes 2 últimos dias. Temos avistado alguns cagarros solitários e ontem ao pôr do sol uma manada imensa de golfinhos veio desejar-nos uma boa noite. A humidade já se faz sentir mais e o calor aumentou um pouco. A progressão tem sido boa superior a 100 milhas dia e agora estamos a 577 milhas de Mindelo. O moral é alto entre a tripulação que está reforçada e passou a fazer só um quarto de 3h por noite em vez dos 2 anteriores. Saudades para todos. Até breve.
P.S.
A Expedição Língua de Sal comemorou um mês de permanência no mar. Para a efeméride foi preparado um jantar especial antes do qual foi observada uma manada de golfinhos brincalhões. Como entrada foi servida uma salada de tomate com tempero atlântico, no segundo prato foram servidas almôndegas acompanhadas com puré instantâneo do mais puro, como não podia deixar de ser o prato vegetariano foi de salsichas de soja aux fines erbes. Como excepção bebeu-se vinho canário das melhores cepas. A sobremesa especial foi de pêssegos em calda gourmet. Durante a noite assistimos a um maravilhoso fogo de artifício de estrelas cadentes, que tem feito questão de aparecer todas as noites.
Como se pode inferir o moral da tripulação aumenta com a aproximação de Cabo Verde e com o facto de quase todos os dias se ter progredido 100 Ml nauticas, tudo isto num ambiente de bom tempo. Esperamos chegar a Minelo dentro de 3 dias.
Saudades para todos. Até breve.
25-10-2014 – 32.º Dia
30-10-2014 – 37.º Dia - Mindelo, Ilha de São Vicente, Cabo Verde
A visitar Mindelo.
31-10-2014 – 38.º Dia - Mindelo, Ilha de São Vicente, Cabo Verde
Chegámos dia 29-10 ao fim do dia mas só agora conseguimos resolver o problema da Internet e entrar em contacto. Os últimos três dias de viagem passámos com ventos ligeiros e já ansiosos por chegar a Cabo Verde. A chegada ao Mindelo foi ao fim do dia e a impressão da chegada foi maravilhosa. Mindelo visto do mar é uma cidade linda e colorida.
Depois vieram as primeiras impressões do local que contrastavam com as informações que tínhamos dos pilotos de navegação de recreio, que alertavam para uma série de problemas de roubos especialmente nos barcos que a serem verdadeiras estão seguramente desatualizadas. Estamos aqui há muito pouco tempo mas sentimo-nos completamente seguros e sem receios.
Depois vieram as pessoas, que são muito afáveis e que nos tem sempre ajudado a resolver os vários problemas. São pessoas disponíveis e muito pouco stressadas que nos transmitem um enorme bem estar.
Ainda vimos muito pouco mas gostámos do que vimos. Prometemos mais fotos e impressões sobre a Ilha.
Até breve. Saudades.
01-11-2014 – 39.º Dia - Mindelo, Ilha de São Vicente, Cabo Verde
A visitar Mindelo.
02-11-2014 – 40.º Dia - St.º Antão, Cabo Verde
Domingo hoje fomos visitar a ilha de St.º Antão a 7 milhas de São Vicente, e fizemos algumas fotos como de costume. Da visita fizemos uma pequena crónica que enviamos.
Crónicas numa Língua de Sal: Um passeio a St.º Antão
03-11-2014 – 41.º Dia - Mindelo, Ilha de São Vicente, Cabo Verde
A preparar para navegar.
04-11-2014 – 42.º Dia
A navegar para São Nicolau.
05-11-2014 – 43.º Dia
Chegada a São Nicolau.
Navegação entre Tarrafal, São Nicolau e Tarrafal, Santiago.
Crónicas numa Língua de Sal: Tarrafal, São Nicolau
06-11-2014 – 44.º Dia
07-11-2014 – 45.º Dia
Atracados em Santiago.
Crónicas numa Língua de Sal: O estandarte dos 8 Séculos já flutua na Ilha de Santiago
08-11-2014 – 46.º Dia
Visita a Tarrafal, Santiago.
09-11-2014 – 47.º Dia
Fundeados no Tarrafal.
10-11-2014 – 48.º Dia
Visita à cidade da Praia.
Crónicas numa Língua de Sal: Uma visita à Cidade da Praia
11-11-2014 – 49.º Dia
Cidade da Praia.
12-11-2014 – 50.º Dia
13-11-2014 – 51.º Dia
Hoje deslocamo-nos a Praia para participar numa comemoração dos 8 Séculos de Língua Portuguesa, realizada na embaixada de Portugal. A descrição da nossa viagem e a arte de marear foram os temas por mim abordados. Fomos recebidos com muito carinho tanto pelo nosso embaixador como por todo o outro pessoal da embaixada, a todos um muito obrigado.
14-11-2014 – 52.º Dia
A preparar a próxima etapa da travessia.
Crónicas numa Língua de Sal: Um sonar chamado Nisulino
15-11-2014 - 53.º Dia
Sábado. Tudo num grande frenesim a bordo. Compram-se os últimos frescos para a travessia mais longa desta travessia atlântica. Amanhã está prevista a saída logo que o sol desponte. A tripulação será constituída pelo Capitão José Viegas e a tripulante Susana Viegas. O terceiro tripulante José Tavares teve de abandonar a expedição por motivos alheios à sua vontade.
A bordo tudo está preparado para a grande travessia.
Até um próximo contacto, saudades
16-11-2014 - 54.º Dia
Largada para o Brasil.
17-11-2014 - 55.º Dia - 14°15'00.0"N 23°51'00.0"W
18-11-2014 - 56.º Dia - 12°41'00.0"N 24°29'00.0"W
A Expedição Língua de Sal está na Rota do Brasil. Com o primeiro dia de pouco vento e correntes contrárias entre Santiago e Fogo, podemos progredir pouco, mas ontem já progredimos o habitual. Já só estamos a 1457 milhas (cerca de 2698,36 quilómetros) do Recife. A bordo tudo está bem. Navegamos com uma genoa e um estai geminados. O barco balança como de costume. Para todos muitas saudades, até breve.
(nota: 1 milha náutica = 1,85 quilómetros)
19-11-2014 - 57.º Dia - 11°01'00.0"N 24°43'00.0"W
20-11-2014 - 58.º Dia - 9°24'00.0"N 25°19'00.0"W
O vento mudou um pouco e agora em vez de ser de poupa é de través e embora sendo fraco tem permitido um bom andamento. Já só estamos a 1 254 milhas náuticas (cerca de 2305.74 quilómetros) do Recife. A bordo tudo está bem. Para todos muitas saudades, até breve.
(nota: 1 milha náutica = 1,85 quilómetros)
21-11-2014 - 59.º Dia - 7°44'00.0"N 25°40'00.0"W
22-11-2014 - 60.º Dia - 6°28'00.0"N 25°56'00.0"W
23-11-2014 - 61.º Dia - 5°57'00.0"N 25°54'00.0"W
24-11-2014 - 62.º Dia - 4°45'00.0"N 26°06'00.0"W
A Expedição Língua de Sal na latitude 5N.
Nos últimos 3 dias tem chovido muito, quanto ao vento tem sido muito pouco e o que tem havido vem com as nuvens. A bordo do Jolie Brise não falta que fazer. Entre os quartos de leme, mudam-se velas quando necessário, preparam-se refeições a partir de belíssimas latas, revê-se a rota a partir das previsões meteorológicas e por vezes há também reparações para fazer. Ontem à noite o menu foi de feijão com ovos preparado com cebola e tomate, tudo temperado ao tomilho turbulento, e bacon para o não vegetariano. A bordo todos estão bem. Saudades. Um grande abraço.
25-11-2014 - 63.º Dia - 3°35'00.0"N 26°39'00.0"W
26-11-2014 - 64.º Dia - 1°58'00.0"N 27°12'00.0"W
27-11-2014 - 65.º Dia - 0°00'00.0"N 28°09'00.0"W
A Expedição Língua de Sal no Equador.
Hoje é dia de festa, estamos a comemorar a passagem do equador com fantasias e muita água, a cerveja vai ficar para a chegada a Fernando Noronha. Estivemos à espera de passar o equador para enviar esta mensagem. Nos últimos dias temos tido bom tempo com ventos favoráveis. Passado o Equador o Capitão gritou "RUMO A Fernando Noronha". E o navio guindou.
Toda a tripulação se encontra bem, vamos preparar uma refeição para retemperar as forças. Para todos muitas saudades e um grande abraço.
28-11-2014 - 66.º Dia
29-11-2014 - 67.º Dia
30-11-2014 - 68.º Dia - 3°50'00.0"S 32°24'00.0"W
A Expedição Língua de Sal e os "8 Séculos de Língua Portuguesa" em Fernando de Noronha.
Às 07:00 locais foi dado o grito de Terra à Vista. A ilha de Fernando Noronha estava a 20 ML de distância. Nestes 2 últimos dias temos sido visitados por muitos cagarros e alcatrazes, estes tem feito exercícios de acrobacia aérea que parece nos serem destinados. Hoje tivemos ainda a visita de golfinhos a dar-nos as boas vindas à ilha. Os ventos de 15 nós tem-nos permitido uma navegação rápida embora por vezes um pouco desconfortável. Agora chegou a hora de algum descanso, vamos pedir autorização para permanecer 2 ou 3 dias para recuperar forças e visitar o local. De Fernando Noronha, Brasil, muitas saudades para todos e um grande abraço.
01-12-2014 - 69.º Dia
Em direção a Recife.
02-12-2014 - 70.º Dia
03-12-2014 - 71.º Dia
04-12-2014 - 72.º Dia
Acabamos de subir a barra do rio Capibaribe que nos leva ao porto de Recife, são 16:00 horas locais de 04-12-2014.
Oitocentos anos depois, percorrendo rotas com 500 anos e seguindo os mesmos ventos e correntes de então, unimos Lagos, Praia e Recife, falando a nossa língua, a língua de todos nós, o Português.
Um Bem Haja a Todos.

A tripulação do Jolie Brise
José Viegas
Susana Viegas
15-12-2014 - Recife
A Expedição Língua de Sal espera tripulante ainda hoje, para prosseguir rumo ao sul. O iate Jolie Brise está fundado no Pernambuco Iate Clube em Recife, há cerca de uma semana e onde tem estado a regularizar os problemas burocráticos da tripulação e do barco, bem como pequenas reparações. Esperamos poder levantar ferro dentro de um ou dois dias.
Saudades para todos.
03-01-2015 - Ilhéus
A Expedição Língua de Sal fez-se de novo ao mar, rumo a sul, tendo aportado a Ilhéus a cerca de 125 Ml de distância. Com mar calmo e ventos de feição a viagem foi muito agradável.
10-01-2015 - Vitória
Fizemos uma pequena pausa em Vitória para abastecimento e o próximo porto será Búzios. A data prevista para a partida é dia 11-01. Para todos saudades.